quinta-feira, 6 de março de 2008

III) - A ESCRAVATURA - UMA TRAGÉDIA UNIVERSAL

---------------
.....................(OBS: _ INTERCALAR ("COLAR")NESTE INTERVALO TODO O CONTEÚDO DA RUBRICA... . : III)-A --("ESCRAVATURA - UMA TRAGÉDIA UNIVERSAL" -- desde o início do 1º ao 6º volumes ( Cronologia : 1482/2002) de "ANGOLA - DATAS E FACTOS" --) , de ROBERTO CORREIA (- a LOCALIZAR NA PEN e na NET)..... sourreia@gmail.com e também em   rob_correia@sapo.pt -- 

-----------------------------------
----- OBS : -- Para consultar na totalidade este texto, clicar  em : 2011(2)- Junho (2) - :

III)- A -- "ESCRAVATURA -- UMA TRAGÉDIA UNIVERSAL" --- ...
------------------------------------------

----- OBS : - a  consultar

--- notas do 6º Volume - (1975/2002) -----(neste mesmo blog)  :

http://ANGOLA / BRASIL / PORTUGAL - III)- A ESCRAVATURA - UMA TRAGÉDIA UNIVERSAL...

angola-brasil-portugal.blogspot.com/...apresentao.resumo.html

angola-brasil-portugal.blogspot.com/...ii-escravatura-uma-tragedia-universal,html


(da rubrica anterior) - .....................................................
...................................................................
-- 1563 - ABRIL - 16 - O padre jesuíta, JOSÉ ANCHIETA, defende que..."para este género de gente(a população negra) não há melhor pregação do que a espada e vara de ferro"...

-- 1601 - JANEIRO - 30 - Nomeação de JOÃO RODRIGUES COUTINHO para governador e capitão-general de ANGOLA,efectuada por FILIPE III de ESPANHA. Ficava então obrigado a fornecer anualmente 4.250 escravos; com o seu sócio GOMES REINEL assinara um contrato ("renda de negros")pelo qual FILIPE III receberia 162.000 ducados, tendo ambos por contra-partida o monopólio do comércio apoiado numa força militar de 800 homens que os acompanhara.
-- 1603 - Continua a guerra contra CAFUXE; não lhe valendo a oferta de 40 "peças", acabou por ser degolado.

-- 1613 - JULHO - Os "contratadores"apresentam queixas contra o facto da Corroa ter requisitado os seus navios ancorados na BAHÍA(BRASIL) para serem utilizados no transporte do pau-brasil para LISBOA, em vez de terem ido para ANGOLA para novos "carregamentos" de escravos.

-- 1636 - Surge um novo contrato de monopólio comercial entre a Coroa e PEDRO ROIZ DE ABREU para os Reinos de ANGOLA e LUANDO, como sempre, sendo o principal objectivo o tráfico de escravos e válido por oito anos sob o pagamento de 25 contos em cada um.Desta vez abrangia o negócio do marfim.

-- 1638 - MAIO - 19 - Um outro contrato entre a Coroa e ROIZ DE ABREU abrangia também o madeirense MANUEL FERNANDES FERREIRA, proprietário do navio "S. JORGE" e que devia transportar 30 "peças" para o BRASIL, onde pagariam 7000 reais por cada.

-- 1648 - MARÇO - D. JOÃO IV envia uma esquadra ao BRASIL, sob o comando de SALVADOR CORREIA DE SÁ... O rei do CONGO, D. GARCIA II(RIMBAKU) aceita um tratado de paz com SALVADOR CORREIA no qual se comprometia a :- transferir-lhe a posse da Ilha de LUANDA, entregar 1000 escravos e ..."abandonar todos os territórios até ao DANDE e todas as minas do Congo"...

-- 1649 - Aplicação dum novo encargo ("direitos novos") no valor de 3$000,ao comércio de escravos para compensar as despesas efectuadas com armada de SALVADOR CORREIA e revertendo a seu favor !
-- A Coroa portuguesa efectua um novo contrato de comércio(escravos), desta vez com TOMÁS FIGUEIRA BULTÃO e DIOGO SANCHES CARAÇA, por 3 anos e sob pagamento de 25 contos em cada.

-- 1650 - O governo de PORTUGAL aceita a proposta de SALVADOR CORREIA para autorizar o comércio de escravos com contratadores espanhóis. No entanto autoriza a cobrança duma nova taxa "adicional" sobre a saída de escravos que podiam ser destinados à ARGENTINA, por troca com ouro, prata e outras mercadorias!

-- --- De : "ANGOLA - DATAS E FACTOS"...... 2º Volume - (1652/1837) --------


-- 1654 - A coroa contrata com ANTÓNIO GAMA NUNES mais um sistema comercial, especialmente para o negócio de escravos, durante o período de 6 anos, mediante o pagamento de 23.200$000 reais.
-- 1655 - AGOSTO - 7 - O Governador-geral de ANGOLA concorda com a exportação de 400 escravos por um navio espanhol para o RIO DA PRATA contra o pagamento de 130 mil patacas,prata trabalhada e jóias. Um outro pagaria 60 mil cruzados em patacas(prata).
-- SETEMBRO - 17 - O Governador-geral de ANGOLA informa que a exportação de escravos para o BRASIL situava-se numa média anual entre 10 a 12 mil.

-- 1657 - MARÇO - 12 - O governador informa que uma "peça" (de 15 a 25 anos de idade) passara a custar 22.000 réis, sendo vendida no BRASIL por 80.000 !

-- 1661 - " O Papa INOCÊNCIO X havia atribuído ao Governador FERNANDES VIEIRA o título de "Restaurador da Igreja Anglicana". Com tudo isso ,não deixava de ser grande um proprietário,tendo ao serviço da sua casa,no BRASIL,cerca de 1500 escravos e criados,bem como uma guarda pessoal de 150 soldados" !
-- 1670 - Os holandeses transportavam milhares de escravos Cabindas para as Antilhas.

-- 1680 - DEZEMBRO - Desde 1580 devem ter sido exportados 1.500.000 escravos de ANGOLA e CONGO, a maior parte com destino ao BRASIL e CARAÍBAS.

-- 1682 - A COMPANHIA DO GRÃO PARÁ E MARANHÃO surgira com o provável apoio do padre ANTÓNIO VIEIRA; devia permanecer durante 20 anos em que forneceria ao BRASIL dez mil escravos(por cada ano) e os necessários géneros.

-- 1699 - A MISERICÓRDIA DE LUANDA recebe 500 escravos para os seus serviços ! A Igreja argumentava que era uma maneira de não andarem em guerras e para se adaptarem à fé católica. No entanto esses resultados eram pouco evidentes. Os Capuchinhos afirmavam terem efectuado, desde 1677, cerca de 50 mil casamentos e 300 mil baptizados.

-- 1716 - JULHO - 10 - O Conselho da Fazenda reconhece a isenção de impostos sobre os escravos ..."dados como esmola"... aos eclesiásticos !

-- 1751 - MAIO - 21 - D. JOSÉ I decreta a abolição da escravatura no BRASIL, sem incluir os africanos ali residentes !...

-- 1755 - O Reino de CASSANJE opunha ás tentativas de ligações comerciais com o interior leste para não ser prejudicado no negócio que fazia com os pombeiros do litoral que ali se deslocavam em busca de "peças".

-- 1759 - JANEIRO - 3 - D. ANTÓNIO DE VASCONCELOS esclarece ao Secretário de Estado que o alvará de 11 de Janeiro de 1758 provocara muitos abusos, com novos aventureiros no tráfico ilegal de escravos.

-- 1764 - NOVEMBRO - O Governador SOUSA COUTINHO participa a saída de 57 navios estrangeiros dos portos de CABINDA e de LOANGO com carregamentos de escravos.

-- 1768 - COUTINHO determina a fundação da povoação de LINHARES e seus aldeamentos , em,  GALANGUE, na intenção duma concentração comercial e dum controle mais efectivo sobre o tráfico de escravos.

-- 1774 - JANEIRO - 15 - Alvará de extinção da escravatura no Continente.
...................................................................

-- 1856 -- JUNHO - 30 - Lei que concede a liberdade dos escravos do Estado, das Câmaras e da Misericórdias.

-- 1857 - Uma firma de MARSELHA obtém um contrato para a compra de escravos a norte do rio ZAIRE.

-- 1860 - As autoridades portuguesas informavam sobre os negócios dos ingleses, incluindo o de escravos,a partir do Norte de AMBRIZ.

--- O DRAMA DA ESCRAVATURA : - A consultar ainda :

--- http://observador.pt/especiais/a-pilhagem-de-africa-com-angola-em-destaque/
Postar um comentário